top of page
Neurocirurgia
A neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de pacientes de todas as idades portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico. Isso inclui doenças que acometem o cérebro, medula espinhal, coluna vertebral, nervos periféricos e todos os seus envoltórios. Sua atuação é primariamente cirúrgica, mas também pode conduzir tratamentos clínicos, fazer diagnósticos, avaliar pacientes e acompanhar reabilitações.

A formação de um neurocirurgião é longa, incluindo Faculdade de Medicina (6 anos), Residência de Neurocirurgia (5 anos) e diversos estágios para aprimoramento técnico. Além disso, o constante crescimento do conhecimento nessa área obriga o neurocirurgião a estar sempre atualizado com as novidades e estudos. A ligação com grandes centros de estudo e pesquisa é excelente para isso. Procure sempre um neurocirurgião atualizado, com participação em congressos, cursos, pesquisas e ensino.

A neurocirurgia é uma grande especialidade, podendo tratar uma enorme variedade de doenças. Por isso, a melhor maneira de oferecer um tratamento completo e de alta qualidade ao paciente é que o neurocirurgião trabalhe com uma equipe forte e completa. Assim, o paciente pode ser tratado por um neurocirurgião realmente especialista em seu problema de saúde.

As principais doenças tratados pelo neurocirurgião incluem:
Tumores do cérebro, base de crânio, medula espinhal, coluna espinhal, nervos periféricos e seus envoltórios.
Doenças vasculares do sistema nervoso central (como aneurismas e mal formações arteriovenosas)
Hidrocefalia
Epilepsia (causas que precisem de cirurgia)
Traumatismos crânio-encefálicos (TCE)
Traumatismos raqui-medulares (TRM)
Doenças degenerativas da coluna vertebral (como hérnias de disco, estenose ou canal estreito)
Dores crônicas (facial, na coluna e membros)
Distúrbios do movimento (ex: Doença de Parkinson com necessidade de cirurgia)
Doenças e deformidades congênitas (ex: mielomeningocele, disrafismos, cranioestenose)
bottom of page