Tumores Cerebrais | Informações
De onde vem um Tumor Cerebral?

Os tumores cerebrais podem ser classificados em dois grupos gerais: primários e secundários.
Tumores Cerebrais Primários
Se originam do tecido cerebral e são classificados pelo tipo de tecido em que surgem. Os tumores cerebrais mais comuns são os gliomas, que começam no tecido glial (de suporte). Existem vários tipos de gliomas, incluindo os seguintes:
• Os astrocitomas surgem de pequenas células em forma de estrela chamadas astrócitos. Eles podem crescer em qualquer parte do cérebro ou da medula espinhal. Nos adultos, os astrocitomas surgem mais frequentemente no cérebro. Nas crianças, elas ocorrem no tronco cerebral, no cérebro e no cerebelo. Um astrocitoma grau III é também chamado de astrocitoma anaplásico, e um astrocitoma grau IV também é chamado de glioblastoma multiforme.
• Os oligodendrogliomas surgem nas células que produzem mielina, uma cobertura lipídica que protege os nervos. Geralmente surgem no cérebro e crescem lentamente.
• Os ependimomas geralmente se desenvolvem no revestimento dos ventrículos. Eles também podem ocorrer na medula espinhal. Embora esses tumores possam se desenvolver em qualquer idade, eles são mais comuns na infância e adolescência.
Existem outros tipos de tumores cerebrais que não começam no tecido glial. Alguns mais comuns:
• Meningiomas crescem das meninges. Eles geralmente são benignos. Como esses tumores crescem muito lentamente, o cérebro pode se ajustar à sua presença; meningiomas podem crescer bastante antes de causar sintomas. Ocorrem mais frequentemente em mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade.
• Schwannomas são tumores benignos que surgem das células de Schwann, que produzem a mielina que protege os nervos periféricos. Neurinomas de acústico são um tipo de schwannoma. Eles ocorrem principalmente em adultos.
• Craniofaringiomas se desenvolvem na região da glândula pituitária, próxima ao hipotálamo. Eles geralmente são benignos; entretanto, às vezes são considerados malignos porque podem pressionar ou danificar o hipotálamo e afetar as funções vitais. Esses tumores ocorrem mais freqüentemente em crianças e adolescentes.
• Os tumores de células germinativas surgem de células sexuais primitivas (em desenvolvimento) ou células germinativas. O tipo mais frequente de tumor de células germinativas no cérebro é o germinoma.
• Os tumores da região da pineal ocorrem dentro ou ao redor da glândula pineal. Este tumor pode ser de crescimento lento (pineocitoma) ou de crescimento rápido (pineoblastoma).
Tumores Cerebrais Secundários
Tumores cerebrais secundários são tumores causados por um câncer que se origina em outra parte do corpo. Esses tumores não são os mesmos que os tumores cerebrais primários.
A propagação do câncer dentro do corpo é chamada de metástase. O câncer que se espalha para o cérebro é a mesma doença e tem o mesmo nome do câncer original (primário). Por exemplo, se o câncer de pulmão se espalha para o cérebro, a doença é chamada de câncer de pulmão metastático, porque as células do tumor secundário se assemelham a células pulmonares anormais, e não a células cerebrais anormais.
Procure sempre um especialista


