Tumores Cerebrais | Informações
Oligodendrogliomas: o que você precisa saber

-Os oligodendrogliomas são tumores cerebrais primários da glia que são divididos em tumores grau II e anaplásicos grau III.
-Geralmente, têm um curso indolente e os pacientes podem sobreviver por muitos anos após o início dos sintomas.
-Seu bom prognóstico em relação a outros tumores parenquimatosos provavelmente deriva do comportamento biológico inerentemente menos agressivo e de uma resposta favorável à quimioterapia.
-A incidência de oligodendrogliomas varia de 5-19% de todos os tumores intracranianos.
Sintomas:
• Como outras lesões que ocupam espaço intracraniano, os oligodendrogliomas podem levar a disfunção cerebral focal, dependendo da localização, e raramente a aumento da pressão intracraniana.
-O sintoma de apresentação mais comum é a convulsão, observada no diagnóstico em até metade dos pacientes. Cerca de 80% dos pacientes apresentam convulsões em algum momento da doença.
-Tumores que surgem dentro dos ventrículos podem causar hidrocefalia obstrutiva
Tratamento
As opções de tratamento variam desde tratamento conservador de alguns pacientes com estudos de imagem seriada e nenhuma intervenção, até um tratamento combinado neurocirurgia, radioterapia e quimioterapia.
-Idealmente, a escolha do melhor tratamento é feita por um equipe envolvendo neurocirurgião, radioterapeuta e oncologista.
Procure sempre um especialista
Fonte: www.aans.org e www.medscape.org