Tumores Cerebrais | Informações
Schwannomas : o que você precisa saber

Schwannomas podem surgir de todos os nervos cranianos, exceto o nervo óptico. Eles também podem ocorrer nas raízes nervosas da coluna vertebral e em outros nervos.
Os schwannomas são neoplasias benignas encapsuladas, de crescimento lento, que surgem da bainha do nervo e consistem em células de Schwann em uma matriz colagenosa. Essas lesões são responsáveis por 6-8% das neoplasias intracranianas; schwannomas vestibulares são os schwannomas mais comuns, seguidos por schwannomas trigeminais e faciais e, posteriormente, schwannomas do nervo acessório, vago e espinhal.
Os schwannomas do trigêmeo são raros, representando apenas 0,07% a 0,3% de todos os tumores intracranianos e apenas 0,8% a 5% dos schwannomas intracranianos. Eles ocorrem principalmente durante a quarta até a sexta décadas de vida.
Pacientes com schwannomas podem apresentar perda de função do nervo afetado, mas também podem ser assintomáticos. Nestes últimos pacientes, a lesão pode ser descoberta incidentalmente em exames de tomografia computadorizada ou ressonâncias magnéticas obtidas por outras razões.
Os schwannomas são geralmente lesões isoladas, exceto quando associados à neurofibromatose tipo 2.
Tratamento
A escolha da modalidade de tratamento depende de diversos fatores, e inclui a realização de neurocirurgia e/ou radioterapia.
A radiocirurgia estereotáxica é uma modalidade especial de radioterapia que pode ser usada no tratamento de schwannomas vestibulares, particularmente quando as lesões não comprimem o tronco encefálico e são pequenas.
Procure sempre um especialista
Fonte: www.aans.org e www.medscape.com