Tumores Cerebrais | Informações
Tumores da região da pineal : o que você precisa saber

Os tumores da região da pineal são derivados de células localizadas dentro e ao redor da glândula pineal. A principal célula da glândula pineal é a célula parenquimatosa pineal ou pinócito. Esta célula é um neurônio especializado relacionado a bastonetes e cones da retina. O pinócito é circundado por um estroma de astrócitos fibrilares, que interagem com os vasos sanguíneos adjacentes para formar parte da barreira hematoencefálica.
Os sintomas dos tumores da região pineal são geralmente resultado da compressão anatômica das estruturas adjacentes, embora a infiltração local de estruturas neurais possa levar a sintomas em casos de tumores altamente invasivos. Em alguns casos, disfunção neuroendócrina também pode acontecer.
Os tumores da região pineal têm uma histologia variada que geralmente pode ser dividida em derivados de células germinativas e não-germinativas.
Indicações para a realização de uma neurocirurgia dependem da gravidade e cronicidade dos sintomas. Os sintomas dos tumores da região pineal são variados e uma investigação pré-operatória rigorosa é importante.
Anormalidades endócrinas devem ser investigadas antes da cirurgia.
Os pineocitomas são geralmente lesões benignas que surgem das células da pineal, ocorrendo predominantemente em adultos. Eles são mais frequentemente bem definidos, não invasivos, homogêneos e de crescimento lento.
Tratamento
O tratamento inicial dos pacientes com tumores da região da pineal pode ser direcionado ao tratamento da hidrocefalia e ao estabelecimento de um diagnóstico.
O tratamento completo pode incluir radioterapia, quimioterapia e neurocirurgia.
Procure sempre um especialista
Fonte: www.aans.org e www.medscape.com


